Qual é o melhor lugar para passar a virada de ano?

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Comunicação e Política

O desenvolvimento dos meios de comunicação durante o século XX modificou todo o campo político. A relação entre lideres políticos e sua base, o contato da sociedade com assuntos políticos e mesmo o processo dos governos, sentiram o impacto de evolução tecnológica da mídia. Figuras marcantes a exemplo de Franklin Roosevelt, nos Estados Unidos e Hitler, na Alemanha utilizaram ao máximo dessa nova tecnologia e se tornaram símbolos do rádio.

Nos últimos trinta quarenta anos a crescente demanda comunicacional no meio político possibilitou as diversas competências no jornalismo voltado a essa área, a exemplo dos jornalistas políticos, assessores de imprensa, relações-públicas e articuladores.

De acordo com Franklin Martins (2005), mesmo com o direcionamento que é dado nas matérias o jornalismo político no Brasil passou por grandes mudanças nas últimas décadas. A mais importante dela é que, hoje em dia, a maior preocupação da cobertura é informar o leitor, e não convencê-lo a adotar idéias. Essa afirmação de Martins foi feita através de uma breve comparação entre as manchetes dos principais jornais brasileiros nas eleições de 1950, em que Getúlio Vargas derrotou o brigadeiro Eduardo Gomes, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN), e Christiano Machado, lançado pelo Partido Social Democrata (PSD), e no segundo turno da disputa de 2002, em que Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), venceu José Serra, do Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), dá conta dessa profunda transformação.

Leia Mais...