Qual é o melhor lugar para passar a virada de ano?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estereotipização dos homossexuais na mídia


Além de vivermos em uma sociedade antidemocrática em que os valores do ser humano são julgados a partir do seu poder de consumo – como não poderia ser diferente no mundo capitalista – temos que conviver diariamente com o preconceito difundido através dos meios de comunicação, que na maioria das vezes é controlado por uma elite eurocêntrica e inquisitorial, permitindo que as massas, por falta de esclarecimento, facilmente manobradas ideologicamente, prolifere a idéia dos estereótipos criados pela mídia e por seus colaboradores: os formadores de opinião. Os gays, por sua vez, são um grupo social bastante estereotipado, como se fosse possível definir um modelo adequado para cada tipo de ser humano no mundo, podendo desde então distinguir aqueles que usam azul daqueles que usam rosa. Os primeiros sendo os heterossexuais e os segundos os homossexuais.

Com a chegada do século XXI e o advento da internet massificada, parecia-nos que o ano de 2000 romperia as fronteiras que separava os continentes e uniria culturas de diversos povos, como aconteceu, e com isso diminuiria vastos preconceitos antigos, podendo abrir as portas para um universo mais justo e menos desigual. Mas os preconceitos continuaram. Os negros, em muitos lugares do mundo, mesmo em países multiétnicos como o nosso, em que sua cultura e genética contribuíram e muito para a formação do brasileiro, ainda sofrem estigmas enraizados numa sociedade controlada por brancos que têm como modelo ideal de ser humano o europeu. Um pouco racista isso, mais é verdade. Tem gente por ai que acredita que chinês come fetos enlatados. Mas voltemos aos gays. Esses são mostrados em programas humorísticos como seres efeminados, espalhafatosos ou ainda são feitas piadas onde o preconceito é latente.

Já nas telenovelas ainda que alguns autores tentem trazer casais gays, como foi o caso da novela Paraíso Tropical que teve Carlos Casa Grande e Claudio Abreu protagonizando um casal homossexual, os valores medievais da nossa sociedade colocaram sobre questionamentos – vai ter beijo ou não entre casal?

Observamos que talvez por uma questão conservadora ou até por medo de censura os autores evitam colocar casais homossexuais em cenas de carinho mais explícitos dando margem ao preconceito do público.



Nenhum comentário: